23/09/2022 às 13:53 Pitacos

Melhor horário para casar

3min de leitura

E aí, afinal, qual o melhor horário para iniciar uma cerimônia?

Vocês adoram "casar ao pôr-do-sol". Então deixa eu começar por esse ponto.

Se sua cerimônia for marcada para o horário em que o sol vai cair, ou perto dele, vocês terão boa parte dela (e, com certeza, a saída) quase no escuro. Sabem aquelas fotos de vocês dois com luz de fim de tarde? Então, isso vai por água abaixo quando você não calcula corretamente. E se tem algo que não podemos controlar é a natureza, meus caros.

O fim da tarde varia de acordo com a estação do ano e com a localização. Então, como saber o horário do pôr-do-sol do seu casamento? Ó a dica super secreta aqui: vocês podem saber o horário desse belo acontecimento simplesmente colocando no amigão google "pôr-do-sol no (insira a data do seu casamento)". Yay!

Feito isso, vamos lá. Como calcular o horário da cerimônia? Você vai escutar orientações sobre isso de muita gente, mas aqui vai outra dica de ouro: escute QUEM VAI PRECISAR DA LUZ NATURAL PARA TRABALHAR, ou seja, seu fotógrafo e/ou cinegrafista. Esse é, se não o único, um dos únicos pitacos que nós, captadores de ibagens, realmente precisamos dar nos casamentos. O resto é opcional kkkkk.

Existem alguns pontos a observar na hora de marcar o horário do seu convite. Se seu casamento for em um local "fora de mão", assuma que seus padrinhos e convidados podem demorar mais para chegar, especialmente se forem muitos convidados, gente vindo de fora etc. Com todo respeito, mas foram pouquíssimas as vezes que vi aqueles "30 minutos" entre horário do convite e de início funcionarem perfeitamente. Sempre considere que sua cerimônia pode começar um pouco mais tarde do que você está pensando e, dito isso, tenha uma margem de segurança. SE atrasar um pouco, você não perde o fim de tarde. Não se iluda com "aaah mas vou fazer terrorismo com meus padrinhos"... não é melhor ter tempo sobrando e paz no coração do que precisar fazer isso?

"Tá, Nairaaaaa, mas qual é o tempo certo então?"

Se você quer fazer sua cerimônia em paz (considere o tempo dos cumprimentos, pelo amor de deus) e ainda ter tempo para fazer todo o protocolo com luz natural, eu, eeeeu, Naira, indico no mínimo duas, ideal duas horas e meia antes do pôr-do-sol.

Vamos de exemplo: o sol vai se pôr às 18:30 no dia do casamento. Vocês marcam 16h no convite. A cerimônia começa 16h50 (seja realista, pode acontecer e acontece com frequência). Sua cerimônia dura 1h. Vocês ficam com 40 minutos de luz. Fazem as fotos com família e padrinhos primeiro para liberá-los para a festa, fazem o ensaio com a luz mais bonita do dia e pronto. Viu como não é exagero?

Caso tudo isso seja impraticável no seu casamento, invista na iluminação da cerimônia. Varal de luz (de verdade, que ilumine), por exemplo, é uma boa ideia. Óbvio que eu falo por mim. Muitos profissionais gostam de equilibrar luzes, usam Led, flash etc em cerimônia e ensaio sem problemas. EU não gosto de interferir, prezo muito pela luz ambiente, seja ela natural ou não. "Ai, Naira, mas se não tiver sol, o ensaio fica feio então?" Não. Uma das minhas fotos preferidas foi feita na praia, sem nenhuma iluminação artificial e quase no escuro (essa aqui embaixo).

Dá pra fazer um ensaio lindo de qualquer forma, mas EU vou trabalhar sempre com a luz disponível, tá? Se você quer fotos com sol, preste atenção no horário.

Ajudei um pouco?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Oiee, tudo bem? Aqui é a Naira! Estou disponível no Whats, me conta mais sobre seu casamento? Ansiosaaa! Bj...
Logo do Whatsapp